Oi pessoal, tudo bem?! 

Outubro é o mês do Halloween e nada mais justo do que posts aqui no blog relacionados com o tema!
Hoje eu vim trazer pra vcs 7 curiosidades sobre o Halloween ou Dia das Bruxas. 


O Dia das Bruxas é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas. Inicialmente comemorava o festival de Samhain, palavra que está bem longe de significar qualquer maldição: é simplesmente o marco do fim do verão. O evento também festejava o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o retorno dos rebanhos para o pasto e a renovação das leis celtas.

1 - Palavra
Halloween vem de "All Hallow's Eve", que significa "Noite de todos os santos". 

2 - Data
Existem várias teorias que explicam a comemoração do Halloween em 31 de outubro. Uns dizem que esse é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, outros dizem que é o tempo da morte e ressurreição da terra. 

3 - Celebração
Roma até chegou a celebrar o Halloween algumas vezes antes de Cristo, mas depois a festa foi intitulada como pagã e proibida pela Igreja Católica, que apelidou a celebração como Dia das Bruxas.

4 - Gato preto
O coitado do gato ganhou má fama em antigas lendas. Essas afirmavam que as bruxas se transformavam no bichano em versão “black” e, para ajudar, algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Hoje o gato preto é símbolo da capacidade de meditação, recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.

5 - Vela, Caldeirão, Aranha, Morcego...
Alguns significados dos objetos do Halloween.
Vela: indica os caminhos para os espíritos.
Caldeirão: faz parte da cultura celta e era peça fundamental na decoração. Dentro dele jogam-se moedas acompanhadas de mensagens com pedidos aos espíritos. Ao final da festa, essas moedas devem ser recolhidas e doadas a quem precisa. Já os bilhetes devem ser queimados para que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente.
Aranha: simboliza o destino. O meio da teia representa o suporte para seguir em frente.
Morcego: simboliza a clarividência, pois o animal capta os campos magnéticos pela força da própria sensibilidade e energia, enxergando além das formas e das aparências.

6 - Paleta de cores
As cores laranja, preto e roxo não foram escolhidas por acaso para representar a festa.
Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Os celtas acreditavam que os espíritos se aproximavam daqueles que se vestiam de laranja para sugar-lhes a energia.
Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.
Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.

7 - Trick or Treat? - Gostosuras ou Travessuras?
A famosa pergunta “gostosuras ou travessuras?” também se originou na Irlanda. Para celebrar a data, as crianças celtas iam de casa em casa vestindo roupas extravagantes e pedindo provisões para as comemorações de Halloween em nome da deusa Muck Olla. Os celtas acreditavam que o único modo de apaziguar os espíritos do mal era oferecer comida para ela. Quem se recusava a ajudar sofria com as “travessuras” da deusa.

*Informações retiradas do site E-Dublin

Gostaram das curiosidades? 
Beijinhos e até o próximo post! *-*

Deixe um comentário

Deixe o seu comentário ;D