Oi pessoal, tudo bem?!

Agosto está chegando e sabemos que é tempo de volta às aulas. Sim, fim das férias, podemos chorar! E pensando nisso, já que somos duas universitárias, nada melhor do que falar da faculdade, certo? Então vamos lá...

                                                Foto retirada do site www.coisasfuteis.com

1 - Qual seu curso de graduação?
Kainah: Gestão Pública
Paloma: Design Gráfico

2 - Quantos períodos ele tem? E em qual você está?
Kainah: 10 períodos, estou no 3º.
Paloma: 8 períodos, estou no 4º.

3 - Por que você escolheu esse curso?
Kainah: Posso ser sincera? Ainda não sei... hahaha
Paloma: Foi por eliminação haha

4 - Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Kainah: Antes de fazer o vestibular eu pesquisei muito, sobre vários cursos que me interessavam, mas este não foi critério para minha escolha.
Paloma: Antes de escolher o curso eu pesquisei sobre o salário mas não pesquisei sobre o mercado. O importante é você se sentir bem com a sua profissão!

5 - Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Kainah: Meu primeiro dia foi um completo caos, e por isso tenho muitas dicas para os calouros. Primeiro, se você vai pra uma faculdade que tem um campus enorme como a minha, faça o reconhecimento do território antes se não quiser ficar perdido como eu, kkkkk. Segundo, não se preocupe em não conhecer ninguém, eu fiquei muito neurada com isso, não tem necessidade, você vai conhecer muita gente legal rapidinho. Terceiro, se joga!!! Você está na faculdade, seja você e seja feliz.
Paloma: Meu primeiro dia também foi um caos, os veteranos invadiram a sala pra dar boas vindas e eu morri de vergonha. Como a Kainah já disse, se joga! hahaha Você vai estar na faculdade, aproveita essa fase e seja feliz.

6 - Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Kainah: Como ainda estou no início do curso, não pensei em nada ainda.
Paloma: Já pensei no TCC mas não decidi nada, acho que vai ficar pro último ano mesmo kkkk

7 - Você se considera uma boa aluna?
Kainah: Eu me considero uma aluna esforçada e dedicada, ser bom ou não é relativo. Acho que não tem essa de alunos bons e ruins na faculdade, cada um no seu tempo e na sua hora.
Paloma: Um bom aluno é feito de esforço e dedicação, notas boas não definem a sua inteligência, então sim, eu me considero uma boa aluna.

8 - Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?
Kainah: Confesso que já tive minha fase de insatisfação, tive dúvidas. Mas logo passou, hoje me sinto sim satisfeita com meu curso e tenho a certeza de que fiz a escolha certa.
Paloma: Acho que quase ninguém fica 100% satisfeito com o curso, já tive momentos de muito estresse que eu pensei em desistir mas isso é normal, hoje eu gosto muito do meu curso e pretendo finalizar os 8 períodos.

9 - O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
Kainah: Não. Meu curso é do Departamento de Ciência Política, portanto usamos livros, livros e livros.
Paloma: Sim, meu curso é bem diversificado, tem alguns materiais de arquitetura, alguns materiais de moda, depende do período haha

10 - Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Kainah: Não teve, há algum tempinho já que o trote foi proibido na minha universidade. Mas teve uma recepção para os calouros bem legal.
Paloma: Teve, mas eu não participei porque era muito tímida. Dizem que foi muito bom pra galera se unir.

11 - Seu curso tem muita matemática?
Kainah: Quase nada. Duas ou três matérias que usam matemática somente.
Paloma: Não haha

12 - Geralmente nas faculdades existem o "ciclo natural de desistência" a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
Kainah: Acontece demais. Na minha turma, logo no início do primeiro período o índice de evasão foi bem alto. E infelizmente a tendência é a turma ir se dissolvendo. No meu caso a turma já começou com menos de 30.
Paloma: Na minha sala tinham uns 45 alunos se não me engano, a cada semestre uma média de 5 alunos desistem do curso.

13 - Quais dicas você daria para quem está querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
Kainah: Para fazer Gestão Pública tem que principalmente gostar muito de política e de ler muito também. Não só para meu curso, mas para qualquer um, aconselho pesquisar bastante sobre a grade curricular, mercado de trabalho, campo de atuação, entre outras coisas.
Paloma: O designer precisa de muita criatividade e estar atento as novidades 24 hrs por dia, ler também é muito importante (pra qualquer curso) e saber desenhar também ajuda, mas não é essencial.

14 - Já ficou em DP (dependência/recuperação)? Possui algum método diferente de estudo?
Kainah: Sim. Não tenho método diferente, leio as referências, faço meu resumo e leio meu caderno, anotações da aula são muito importantes.
Paloma: Não. Meu método de estudo é bem simples, prestar atenção nas aulas, anotar o necessário e praticar.

15 - Faça um resumo básico do seu curso pra quem tiver interesse em fazê-lo.
Kainah: “O Gestor Público é um profissional estratégico dentro das instituições em que atua. Para isso, o aluno é levado a conhecer a estrutura e as funções do Estado, o processo decisório, seus atores, sua dinâmica e seus resultados. A formação oferecida ajuda a compreender como são produzidas e efetivadas as políticas públicas e a conhecer questões de política, educação, saúde e economia do Brasil. Com essa formação, o gestor público poderá atuar na formulação, planejamento, implementação, avaliação e monitoramento de políticas públicas.”
Saiba mais: https://www2.ufmg.br/mostradasprofissoes/Mostra/Cursos/Ciencias-Sociais-Aplicadas/Gestao-Publica
Paloma: "O curso de Design Gráfico propicia conhecimentos que envolvem a criação, a consolidação e a comunicação da imagem na atualidade. Abrange também a área de comunicação da imagem de uma empresa e seu respectivo público.
O designer gráfico avalia e combina técnicas, métodos, materiais, tecnologias, custos para a produção e manutenção de imagens requisitadas pelo mundo contemporâneo."
Saiba maishttp://www.ed.uemg.br/cursos/graduacao/design-grafico

Eu espero que esse post possa ajudar alguém, algum vestibulando ou calouro que está iniciando essa nova fase da vida. Um último conselho, a etapa da faculdade é a que você mais aprende, desenvolve e cresce, é uma experiência incrível. Aproveite todas as suas oportunidades, porque passa rápido.

Beijinhos e até o próximo post! *-*

Deixe um comentário

Deixe o seu comentário ;D