Oi pessoal, tudo bem?!

Hoje eu vim falar de coisa séria, o Enem! Eu sei que o ano mal começou mas já ta na hora de estudar, quanto mais cedo você começar os estudos, mais chance você terá na hora da prova! Veja abaixo as dicas para arrasar na redação do Enem feito pela Sabrina Monteiro.

O maior dos desafios na vida dos estudantes do Brasil é o Enem. O exame nacional do ensino médio tem a finalidade de testar os conhecimentos dos estudantes e fornecer bolsas para universidades. Devida tamanha importância os interessados começam a estudar desde o começo do ano com foco e determinação, fazendo cursinhos e estudando por conta, os jovens esforçam-se para conquistar uma vaga na tão sonhada universidade.

Viemos aqui hoje para alertar e dar dicas sobre um dos maiores erros das pessoas que prestam a prova, subestimar a redação. A Dissertação é responsável por metade da nota do estudante e pode ser muito importante para acumular pontos e compensar outras matérias que pode-se ter ido mal.

Pensando nesse erro comum dos jovens separamos algumas dicas de como arrasar na redação do Enem, falaremos sobre as melhores maneiras de estudar e como conseguir um ótimo desempenho na hora de escrever.

1 - Prepare uma estrutura e comece um rascunho dos seus pensamentos
Para escrever um bom rascunho, você deve organizar seus pensamentos. Ao tomar o que já está na sua cabeça e colocá-lo no papel, você pode ver conexões e ligações entre as ideias com mais clareza. Esta estrutura serve de base para o seu papel. Use um esboço ou um diagrama para anotar suas ideias e organizá-las.

Para criar um diagrama, escreva seu tópico no meio da sua página. Desenhe três a cinco linhas se ramificando deste tópico e anote suas ideias principais nos extremos dessas linhas. Desenhe mais linhas com estas ideias principais e inclua quaisquer pensamentos que possa ter sobre essas ideias.


Se você preferir criar um esboço, escreva seu tópico no topo da página. A partir daí, comece a listar suas ideias principais, deixando espaço sob cada uma. Neste espaço, certifique-se de listar outras ideias menores relacionadas a cada ideia principal. Fazer isso permitirá que você veja conexões e irá ajudá-lo a escrever um ensaio mais organizado.

Seguindo essas normas você terá um ótimo desempenho. Lembrando que não é necessário o conhecimento nas regras da ABNT, uma pergunta frequente dos candidatos.

2 - Mantenha-se informado
O Enem é um exame que cobra, a cima de tudo, conhecimentos gerais e medidas sociais para resolver os problemas em pauta. Por isso, ler jornal, pesquisar sites de notícia, ler sobre sociólogos e filósofos, ler revistas e ter conhecimentos sobre a situação atual do mundo é essencial não só para a redação, mas para sua prova inteira.

É de extrema importância que o candidato tenha os devidos conhecimentos sobre como dissertar e sugerir medidas de soluções para os problemas apresentados na prova, expor sua opinião no papel sem citações em primeira pessoa e discursos de ódio é a base para se conquistar uma boa nota na redação.

3 - Treine muito
Lembre-se que para qualquer coisa na vida sem esforço não existe resultado, por isso treine todos os dias a sua escrita e leitura. Se todos os dias você ler um pouco e escrever um texto, no dia da prova já terá um ótimo conhecimento para apresentar um ótimo desempenho.

Escrito por: Sabrina M.

Página no Facebook: Enem 2018 Notícias

E aí, gostaram das dicas? Nada de escrever receita de bolo na prova, ta? haha
Beijinhos e até o próximo post! *-*

Deixe um comentário

Deixe o seu comentário ;D